7 Dicas infalíveis para economizar no Natal

Tempo de leitura: 3 minutos

7 Dicas infalíveis para economizar no Natal

Related image

1 – ANALISE SEU ORÇAMENTO PARA TER CLAREZA DE QUANTO PODE GASTAR

Faça suas contas e veja o quanto tem disponível para gastar com presentes; escolha as pessoas que não podem ficar de fora e com o valor disponível divida entre eles… assim terá uma média do valor disponível para gastar.

Um ponto importante: Tente não considerar o seu 13º, 14º, Bônus entre outros, assim você saberá que está usando seu orçamento real, da sua renda padrão.

2 – COMPRE COM CALMA. PLANEJE UM DIA SÓ PARA COMPRAS

Nessa época o comercio costuma ser bem conturbado.   Milhares de pessoas com pressa, nervosas e sem paciência para nada, ou seja, situação pronta para não pensar, não analisar e logo, não economizar. Qual a solução para fugir disso? SE PLANEJE. SIMPLES ASSIM. Não deixe para última  hora e faça suas compras com antecedência, calma e sem ficar esbarrando em todo mundo ou prateleiras. Isso além de te poupar dinheiro vai evitar muito stress.

 

3 – CARTÃO DE CRÉDITO COM LIMITE

Image result for cartao de credito

 

Sabe o valor que você chegou no item 1, separe esse valor, coloque em um cartão de crédito inteligente, dessa forma você tem o valor definido e quando o  saldo terminar você sabe que chegou ao seu limite de compras e o fato de ter que pegar mais dinheiro ou usar outra cartão vai sinalizar no seu cérebro dando um sentimento que está fazendo algo a mais do que devia.

Dica de ouro: No dia de fazer as compras saia de casa apenas com esse cartão, caso acabe  o crédito você não tem alternativa senão voltar para casa.

 

4 – CUIDADOS COM OS GASTOS “OCULTOS”

Related image

Há gastos que acontecem no nosso dia-a-dia que não damos atenção, quando  estamos em época de festas então, se tornam quase que invisíveis (mas doem no bolso). Quantas vezes você vai ao supermercado, shopping ou padaria entre o dia 20 e 31 de Dezembro? Quantas coisas você esquece  de comprar e precisa voltar ao local ou pedir para alguém ir? É muito comum que o gasto aumentem, e nos esquecemos disso pensando somente no gasto com presentes e compras para ceia.

Dica de ouro: Não saia de casa sem a lista do que precisa e tente comprar tudo em um único lugar. Faça tudo em  1 ou 2 saídas no máximo.

 

5 – COMPRE DO PEQUENO

Image result for comercio local

Uma excelente alternativa para economizar é comprar em centros comerciais alternativos ou pequenos empreendedores que muitas vezes nem tem ponto fixo.  Hoje há uma enorme quantidade de opções, somos  criativos e você pode encontrar presentes de qualidade e bem provável que o custo seja muito menor do que das grandes lojas.

Dica de ouro: Procure locais próxima sua casa, que você possa ir a pé e economiza o dinheiro da gasolina.

6 – COMPREM PRESENTES EM CONJUNTO

Sempre existe aquela pessoa que merece um presente especial porque ela é demais, não é? Porem esse ano, você está com grandes dificuldades financeiras e não  pode dar o presente que você queria. Faça o seguinte:

  • 1 – Encontre alguém que por acaso também vai dar um presente para essa pessoa;
  • 2 – Convide ela para dividir o presente;
  • 3 – Definam o valor do presente e vão logo comprar. Sorria e agradeça.

Esse é aquele típico cenário onde a pessoa deixa de ganhar 2 presentes legais para ganhar um SUPER PRESENTE.

7 – SE POSSÍVEL, FAÇA ALGUMAS COMPRAS EM JANEIRO

Essa é uma clássica. Você já comprou panetone depois do Natal? Geralmente é muito mais barato, com  presentes é a mesma coisa. Muitas lojas fazem promoções incríveis no inicio do ano porque não venderam o que estimavam. APROVEITE ISSO.

Grande abraço

O sucesso não acontece por acaso.

Claudio Rodrigues – Consultor Financeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *