Tempo de leitura: 2 minutos
Essa época do ano é incrível, não é? Todo mundo feliz, animado, happy hours e diversos amigos secretos. Com esse espírito de empolgação é quando fazemos o que não devemos com o dinheiro que sequer recebemos. Não é verdade?
Qual o tamanho da sua lista de presentes? Já calculou quanto você pretende gastar?
Essa é a hora de analisar e constatar quanto você pode despender de seu orçamento, talvez 10% ou 20%. Isso vai impactar as suas contas básicas?
Qualquer quantia que você consegue poupar hoje já é uma forma de começar 2019 com pé direito. Mês de Janeiro é sempre um mês complicado, que vem cheio de “Is”, IPTU, IPVA e assim vai. Quando você vê, chegou Fevereiro, você está pensando no Carnaval e ainda nem pagou as contas do Natal. Isso te parece familiar?
Seguem aqui algumas dicas cruciais para não exagerar nas festividades e nos presentes:
- Coloque no papel as contas de previstas para Janeiro (ex. IPTU, IPVA).
- Para as pessoas especiais, sugira de não trocar presentes de Natal ou então que o presente seja algo simples, sem muito exagero. Estamos em momento de crise certo? Eles vão entender e bem provável que gostem da ideia.
- Não vá em todos Happy Hours. Ninguém vai deixar de ser seu amigo se você não for a um, e todo mundo sabe que essa época a agenda de todos é uma loucura.
- Escolha 1 ou 2 contas de sua rotina e coloque como meta reduzir o valor gasto. Ex. Telefone, roupa, calçado, pizza ou boliche.
Ah Claudio, me controlar assim no final de ano é chato hein, trabalhei o ano todo, mereço curtir pra caramba, blá blá blá. Então ok, tenho a solução para que isso nunca mais aconteça. Quer saber? Mas você vai mesmo fazer? Então vai ter que confiar, vamos lá:
Vou te apresentar um desafio, chamado Desafio das 52 semanas. É um exercício que te gera um senso de disciplina muito bom. Basicamente consiste em economizar determinado valor por semana o ano todo. Dica: Veja o quanto você gastaria se comprasse os presentes que listou no exercício acima, os Happy Hours que foi convidado e multiplique pelo valor médio que você costuma gastar. Então basicamente esse é o valor que você precisa chegar ao final do próximo ano e curtir todos os HH que você merece. =D
Segue o link abaixo:
Uma vez que você complete esse desafio nunca mais vai deixar de fazer.
Em breve vou publicar um vídeo onde vou abordar sobre começar 2019 com o pé direito na parte financeira. Ainda não se inscreveu no canal? Clique aqui e se inscreve para não perder nada.
Grande abraço
Claudio Rodrigues – Sucesso Financeiro